Prazo para Renovação de Carteira Funcional – Ativos e Aposentados

Servidores ativos e aposentados, não percam o prazo de retirar a sua nova Carteira
Funcional.

A Polícia Federal lançou um novo Conjunto de Identificação Funcional, muito mais moderno,
compacto, seguro e com uma série de elementos que permitirão uma aceitação do documento
ainda maior, já que traz 17 itens de segurança e vários dados que não constam no CIF anterior,
como filiação, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, validade, matrícula SIAPE, no
do CPF, no do RG, fotografia no padrão ICAO, assinatura digitalizada e QR code.
A nova funcional possui tinta de variação óptica com luminescência à luz ultravioleta na cor
dourada, fundo geométrico duplo, fotografia fantasma do titular, QR-Code que informa os
dados biográficos do portador, fundo invisível fluorescente com brasão da PF, entre outros.
A mudança de CIF é obrigatória para todos os servidores policiais, incluindo os que estão
lotados em áreas administrativas e também os aposentados. Fique atento aos prazos de troca.
Ressaltamos que após o término do período de troca dos novos CIFs, as carteiras do modelo
antigo perderão a validade, devendo ser devolvidas à Polícia Federal.
Os órgãos governamentais e não-governamentais já foram comunicados da mudança do novo
Conjunto de identificação Funcional e dos seus muitos itens de segurança.
Nos casos de aposentadoria por invalidez, o servidor inativo deverá apresentar, no momento
da solicitação do novo Conjunto de Identificação, uma informação da DGP/PF que autorize o
servidor inativo por motivo de invalidez permanente a portar arma de fogo.
Como obte a nova carteira funcional?

SERVIDORES APOSENTADOS OU SEM ACESSO AO SISEG:

I – Preencha e imprima o formulário específico do anexo IV da Instrução Normativa no

112/2017, disponível no sítio eletrônico da PF (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/aposentados-
pensionistas);

II – compareça à unidade de Recursos Humanos, entregue o formulário, faça a atualização
cadastral e apresente, caso seja solicitado:
a) ocorrência registrada na PF acerca de extravio, furto ou roubo; e
b) laudo psicológico para renovação do documento de porte de arma para o servidor policial
aposentado.
c) informação da DGP/PF que autorize o servidor inativo a portar arma de fogo, caso a
aposentadoria tenha sido por motivo de invalidez permanente.
III – compareça à unidade de identificação de seu Estado e apresente o Conjunto de
Identificação Funcional a ser devolvido, se houver, ou outro documento de identificação civil.
SERVIDORES ATIVOS COM ACESSO AO SISEG:

I – acesse o sistema SISEG, módulo: “CIF – CARTEIRA FUNCIONAL” e confira os dados pessoais e
funcionais constantes no formulário. Caso contenha algum dado incorreto, omissão de
informação, inclusão de nome social que não tenha sido solicitada pelo servidor ou abreviação
nos campos importados pelo sistema e-GP, solicite a correção pela unidade de recursos
humanos antes do envio da autorização de confecção do novo CIF.
III – compareça ao Grupo de Identificação – GID/DREX de seu estado ou ao INI/DIREX/PF e
apresente o Conjunto de Identificação Funcional a ser devolvido, se houver, ou outro
documento de identificação civil;
IV – apresente à unidade de identificação, quando necessário:
a) ocorrência registrada na PF acerca de extravio, furto ou roubo; e
b) Informação da DGP/PF autorizando o fim da restrição ao porte de arma.

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/aposentados-pensionistas