Homenagem na Câmara pelos 75 anos da Policia Federal

Homenagem na Câmara pelos 75 anos da Policia Federal

Por iniciativa da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), a Câmara dos Deputados homenageou, nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal, pelo seu aniversário de 75 anos, numa concorrida solenidade no Plenário da Câmara Federal, onde compareceram deputados simpatizantes da instituição, lideranças classistas, autoridades e servidores do órgão. O Diretor-Geral, Mauricio Valeixo, compôs a mesa de honra, juntamente com os presidentes das entidades: ADPF, Edvandir de Paiva, APCF, Marcos Camargo, FENAPEF, Luis Antonio Boudens, SINDEPOL, Maria do Socorro Santos Nunes Tinoco, SINDPF SP, Tania Prado e a Presidente da FENADEPOL, Viviane da Rosa.

Esta fez uso da palavra, numa breve retrospectiva histórica, ressaltando que, ao longo desses 75 anos de história, os servidores, homens e mulheres, altamente preparados e vocacionados, forjaram os pilares dessa grandiosa instituição, transformando-a no que é hoje, uma polícia de Estado e não de governo, que detém o reconhecimento e o respeito da sociedade brasileira.

Finalizou lembrando o juramento feito por todos os policiais no dia da formatura na Academia Nacional de Polícia, de “exercer a função com probidade e denodo e, se necessário, com o sacrifício da própria vida”.

A Presidente do SINDEPOL, Maria do Socorro Tinoco deu parabéns à PF, dizendo ser um momento de comemoração, mas também de reflexão, ante a credibilidade conquistada nos últimos 75 anos. É momento de pensar o futuro da instituição que precisa de proteção legal e constitucional, para melhor atuar, fortalecer a investigação e reforçar o trabalho em todo o território nacional, principalmente nas

regiões de fronteira, conclamou pela autonomia da instituição, por meio da aprovação da PEC 412/09, mais investimentos e reposição dos quadros internos, com aproveitamento dos excedentes do concurso de 2018.

A presidente do SINDPF SP, Tania Prado, ressaltou que “Nesta casa da democracia, que é o Congresso Nacional, recebemos com muita honra essa homenagem, com um significado muito grande nesses 75 anos. Gostaríamos de fortalecer ainda mais a instituição com autonomia prevista na Constituição, mas há ainda outros assuntos importantes e urgentes que é a convocação de todos os candidatos aprovados no concurso de 2018. Esses jovens sonhadores querem ajudar no trabalho da PF, no combate ao crime organizado, à fraude, à lavagem de dinheiro”, disse.

O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, fez um apelo para que os parlamentares apoiem o órgão. “É uma instituição que trabalha incessantemente a favor do Estado de forma imparcial e apartidária, características amplamente reconhecidas pela sociedade brasileira. A PF, como uma polícia republicana, desenvolve o seu trabalho, cumpre suas atribuições pautando sempre pelo ordenamento jurídico posto pela constituição cidadã. ”

Os deputados federais e delegados Felício Laterça (PSL-RJ) Pablo Oliva e Marcelo Freitas e muitos outros parlamentares também fizeram uso da palavra.

Café da manhã para delegados parlamentares eleitos em 2018

A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol) convidou os delegados parlamentares para celebrar o início da legislatura.

Na ocasião, deputados e senadores compareceram para demonstrar apoio às pautas da categoria, especialmente, à reforma da previdência, que tramita na Casa.

Entre os presentes estiveram o senador Fabiano Contarato (Rede/ES); Luiz Flávio Gomes (PSB/SP); Felício Laterça (PSL/RJ); Lincoln Portela (PR/MG) e Pablo Oliva (PSL/AM).

Os Presidentes e representantes dos Sindicatos do Rio de Janeiro, Antônio Elias Ordacgy Júnior, do sindicato de São Paulo, Tânia Prado, do Rido Grande do Sul, Nício Brasil Lacorte e de Santa Catarina, Luís Seffrin .