No ano de 2021, encaramos inúmeros e árduos desafios em defesa dos Delegados de Polícia Federal. Foi um ano de muitas mobilizações, protestos e manifestações. Muita luta e muito trabalho!
A FENADEPOL realizou uma impactante e imprescindível campanha na mídia “PF Forte esta luta é de todos” a convite da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), em defesa da Polícia Federal diante das ameaças à instituição que a PEC 32 da Reforma Administrativa representou, tais como criação do delegado trainee temporário, nomeações externas para comando da instituição com as flexibilizações dos cargos de confiança e trava piramidal na carreira.
A FENADEPOL alcançou uma posição estratégica no cenário nacional como membro do FONACATE (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), o que fortaleceu a luta contra ataques nas reformas e modificações legislativas as mais diversas dirigidas ao serviço público, participando sempre dos debates online e das assembleias e reuniões.
A FENADEPOL firmou inédita parceria institucional com a ADEPOL do Brasil (Associação Nacional dos Delegados de Polícia do Brasil), o que enriqueceu nossos convênios de benefícios e sobretudo os espectros de atuação da entidade, sobretudo nas discussões conjuntas no parlamento acerca da LGPD Penal, novo Código de Processo Penal, Projetos de Lei Antiterrorismo e de Lavagem de Dinheiro, etc. Nesta sinergia, foi possível conectar entidades de classe da área da segurança pública, com a produção de diversas notas técnicas comuns, que influenciaram as discussões destes temas no Congresso Nacional e amplamente divulgadas pela imprensa.
Ainda no contexto da nefasta PEC 32, a FENADEPOL realizou reuniões online com vários Deputados Federais em parceria inédita com o SINDIFISCO, quebrando paradigmas das limitações que a pandemia nos impôs.
No âmbito da UPB — União dos Policiais do Brasil, a FENADEPOL participou e apoiou as manifestações em prol da vacinação dos policiais e contra a Reforma Administrativa.
Na defesa da valorização dos Delegados da PF, a presidência da FENADEPOL levou aos Diretores-Gerais do período e ao atual Ministro da Justiça as pautas primordiais da classe, as quais começam a ser atendidas.
No dia do Delegado de Polícia Federal, 03 de dezembro, a presidente da FENADEPOL discursou em histórica solenidade no Senado, com outras autoridades da polícia judiciária.
Por fim, ao longo do ano, a presidente da FENADEPOL fez diversas apresentações e lives para universidades de renome, eventos da área da segurança pública/polícia judiciária e participou de fundamentais audiências públicas na Câmara dos Deputados, em defesa da categoria e de suas bandeiras.
Assembleias com os sindicatos e reuniões da diretoria da FENADEPOL foram realizadas ao longo do ano, mantido o contato diário com os membros destes para alinhamento de estratégias. Nosso jurídico continua vigilante e ativo em defesa dos interesses da classe. A gestão da entidade tem sido sempre responsável e zelosa para atendimento de sua eficiência e qualidade.
Mais informações sobre a atuação da FENADEPOL, declarações dadas à imprensa, apresentações e pautas encontram-se no site da entidade e em suas redes sociais.
Feliz ano novo a todos! Um 2022 cheio de esperança e de conquistas!
31/12/2021,
*TANIA PRADO
Presidente da FENADEPOL*
fenadepol.org.br