EVENTO EM SP REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER SEGURANÇA PÚBLICA E APRESENTA TECNOLOGIAS PARA O COMBATE À CRIMINALIDADE
São Paulo sediará nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, a 2ª edição do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, iniciativa das entidades de Polícia Judiciária: Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).
O evento reunirá, nos dois dias, especialistas, delegados, representantes de entidades e autoridades para debater sobre a segurança pública no país, tema que precisa ser tratado como prioridade na agenda estratégica do Brasil e considerado fundamental e urgente para a sociedade. A iniciativa conta, também, com a participação de empresas internacionais e que são referências na investigação criminal e no desenvolvimento de tecnologias para o combate ao crime, oportunidade em que serão apresentadas novas tecnologias, por meio de uma exposição.
“O Fórum IACC chega à sua segunda edição com ainda mais robustez e relevância. A segurança pública, além de fundamental para a vida em sociedade, está em evidência e é fundamental aproveitarmos esse cenário para mostrar o quanto evoluímos em diferentes processos. A Polícia Judiciária não parou no tempo, avançamos com a tecnologia e lidamos com investigações de crimes cada vez mais modernos, como os cibernéticos. E, agora em 2019, vamos trazer esses temas à tona, vamos debatê-los e mostrar o que já está sendo realizado. A edição deste ano deve superar os mais de mil participantes do Fórum em 2018, ajudando a consolidar o IACC como um espaço de diálogo qualificado sobre a segurança pública”, destaca Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da ADPESP.
Mesmo com o aumento de 3,9% com os gastos destinados à segurança pública, em 2018 (comparação com 2017), totalizando um total de R$ 91,2 bilhões, o que representa 1,34% do PIB ou R$ 437,69 por brasileiro, segundo a 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (divulgado recentemente), o Brasil emprega mal os valores nessa área. Com base no levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), se constata que são poucas as iniciativas em áreas como inteligência e investigação e que trariam resultados mais efetivos, sendo que os gastos com informação e inteligência correspondem a apenas 0,7% das despesas totais dos estados.
“O evento é uma oportunidade imperdível para atualizar os conhecimentos e intensificar o debate dos temas relacionados à segurança pública. As discussões previstas na programação enriquecem o repertório dos profissionais do setor e revelam a importância de fortalecer a Polícia Judiciária brasileira, que vem desempenhando papel fundamental no combate aos crimes de corrupção que tanto lesam o Estado e ao crime organizado, cujas ações repercutem em toda sociedade. Em um momento delicado como o que vivemos hoje, é indispensável não só um maior investimento em tecnologia, mas também na reposição dos quadros funcionais das instituições para que elas possam continuar o trabalho de desmontar quadrilhas que agem em todas as esferas, tanto públicas quanto privadas”, enfatiza Raquel Kobashi Gallinati, presidente do SINDPESP.
A programação da 2ª edição do Fórum IACC conta com os Painéis: Fortalecimento da Polícia judiciária; Desafios para o enfrentamento da corrupção; Crimes cibernéticos: como combater fakenews, deepfakes e revangeporn; Organizações criminosas; Lei orgânica e constituição federal; Inteligência Artificial e investigação da polícia judiciária; Segurança pública como direito humano fundamental; Repressão qualificada ao crime organizado; entre outros pontos.
“Nesta 2ª edição do Fórum IACC, discutiremos temas essenciais à segurança pública e ao sistema de persecução criminal. Para isso, teremos a presença de delegados da Polícia Federal de todas as regiões do país, buscando soluções e alternativas para melhorar eficiência na gestão das investigações e da própria Polícia Judiciária. Será uma oportunidade importante não só para o debate, mas para intercâmbio de ideias e projetos”, afirma Tania Prado, presidente do SINDPF SP e diretora regional da ADPF em São Paulo.
Palestrantes confirmados
Edvandir Felix de Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF); Rafael de Sá Sampaio, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária; MafoaneOdara, gerente do Instituto Avon; Gabriela Manssur, Promotora de Justiça do Estado de São Paulo; FelippeAngeli, coordenador do Instituto Sou da Paz; Guilherme Cunha Werner, delegado de Polícia Federal e Pesquisador Associado do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas NUPPs; Ivana David, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Coriolano Almeida Camargo, advogado e coordenador da Digital Law Academy e CyberLawCommission da OABSP Butantã; Luiz Augusto Filizzola D’Urso, advogado especialista em Cibercrimes e presidente da Comissão Nacional de Estudos dos Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados.
Além de: Higor Vinícius Nogueira Jorge, delegado de Polícia, membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA), palestrante e autor da coleção “Investigação Criminal Tecnológica”; Rogério Cury, advogado criminalista, professor e vice-presidente da Comissão de Processo Penal (OAB-SP); Mayra Fernanda Moinhos Evangelista, diretora da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial da Polícia Civil de Sergipe; Eliana Passareli, procuradora de Justiça do Estado de São Paulo; Leila Chevtchuk, desembargadora do TRT; entre outras autoridades e especialistas.
A programação completa do Fórum IACC e os palestrantes confirmados estão disponíveis em: http://forumiacc.com.br/programacao-2/
Público
O IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade é destinado aos profissionais do setor e, nessa edição, a organização está incentivando a participação de estudantes universitários, com o objetivo de envolver cada vez mais a sociedade civil nas questões relacionadas ao tema.
Expo Forensics
Paralelamente ao IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, acontecerá a Expo Forensics, espaço promovido pela TechBiz Forense Digital, em parceria com a Sator- organizadora do evento, que tem como objetivo apresentar as novas tecnologias com foco no combate à criminalidade. A exposição apresentará novidades para soluções de investigação em meios digitais e tecnologias que apoiem a melhoria da segurança e, ainda, agilize e torne mais eficiente as investigações no Brasil.
Serviço
IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade
Data: 26 e 27 de novembro de 2018 (TERÇA E QUARTA)
Horário: Das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Mais Informações: www.forumiacc.com.br
Organização e promoção: Sator
CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail: imprensa@sators.com.br (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos de cada profissional.
Sobre o IACC
O IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade é uma iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP). O intuito do evento é debater a segurança pública de forma que o tema seja tratado como prioridade na agenda estratégica do País, garantindo a eficiência no combate à criminalidade.
O objetivo do evento, que está na 2ª edição, é reunir os principais interlocutores sobre o assunto para apresentar propostas e ações para garantir a segurança pública para todos os cidadãos, um dos principais pilares dos direitos sociais de forma eficiente e inovadora. A missão do IACC é utilizar a tecnologia e inovação para promover as boas práticas de investigação para combater a macro criminalidade, tendo como visão assegurar a diminuição efetiva da criminalidade e garantir a sensação de segurança para todos os cidadãos.
Mais Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb50559)
+55 11 9 9234-4911
E-mail: imprensa@sators.com.br